Ap. Rio
Tem projeto que entra no escritório e nos envolve emocionalmente do início ao fim. Esse foi um desses. E quanta emoção tivemos por aqui! Fomos procurados em 2019 pelo pai do cliente do Ap. Copa para fazer a reforma de seu apartamento no Rio. Morador de São Paulo, acabara de se aposentar e, para ficar mais perto da neta e do mar, comprou esse apartamento para curtir sua nova vida a poucas quadras do apartamento do filho.
SERVIÇOS
Projeto de Arquitetura de Interiores
Acompanhamento de obra
LOCAL
Copacabana | Rio de Janeiro
DATA
2020
FOTOS
Raiana Medina
O apartamento era um flat de cerca de 65m2, 2 quartos e 2 banheiros. A cozinha original tinha pouco mais de 4m2, impossibilitando o uso por mais de 2 pessoas ao mesmo tempo. Na planta original, uma sacada estreita margeia a sala, a cozinha e um dos quartos, porém de tão estreita, não permitia um uso real. Além disso, um corredor longo na entrada sem função alguma também tomava boa parte da metragem do pequeno apartamento e a locação da passagem para o corredor dos quartos diminuía a possibilidade de uso da sala.
Em um apartamento tão pequeno, é fundamental aproveitar cada espaço e ter o máximo de funcionalidade possível. Começamos ampliando a área social ao integrar a varanda à cozinha e à sala. A sacada que antes era obsoleta, além de fazer parte da sala, passa a ser a principal circulação entre a cozinha e a sala de jantar, agora com mesa redonda para 4 cadeiras e bancada para mais 2 pessoas integrada à cozinha. Na sala, criamos um armário que funciona também para apoio da pequena cozinha, guardando eletrodomésticos e louças usadas eventualmente apenas e na sacada foi criado um armário que esconde a área de serviço, onde fica um pequeno tanque e a lava-seca. Alteramos o local de entrada do corredor da área íntima e conseguindo aumentar a parede da TV, alongando a sala de estar e possibilitando a compra de um sofá generoso, que pudesse virar cama e receber mais hóspedes. Redefinimos o tamanho do novo banheiro da suíte, que ainda assim, conta com box espaçoso e com banco para relaxamento e criamos um grande armário voltado para o corredor da entrada do apartamento, complementando o projeto de marcenaria, pensado para abrigar todos os utensílios e objetos de uso principal da casa. No banheiro social, ganhamos mais espaço apenas alterando a porta original por uma porta de correr.
Esteticamente, os revestimentos e marcenaria foram pensados para serem neutros com pequenos pontos de cor, dando destaque aos ambientes. Usamos o porcelanato cimentício na parte social e o piso vinílico amadeirado nos quartos, para aquecer. A cozinha destaca-se pela cor da marcenaria e pela delicadeza dos azulejos Lurca. O banheiro social pelo verde do revestimento Ombré Secret Garden da Roca no box, e o banheiro social pelo revestimento marmorado de piso e parede, trazendo mais sofisticação para o banheiro do cliente.
Com o projeto bem definido, seguimos para a execução. Começamos a obra no meio de fevereiro, e logo em março tomamos a primeira rasteira do Coronavírus e tivemos as obras paralisadas pela pandemia. Somente em agosto, tivemos autorização para retomar as obras, que seguiram em ritmo mais lento, enfrentando a dificuldade dos prazos e estoques, sem que o cliente sequer pudesse visitar o apartamento. Em dezembro, o Coronavírus nos deu a segunda rasteira, pegou nosso cliente em cheio e adiou mais uma vez os planos do apartamento na praia. Felizmente, em poucos meses, conseguimos fazer a entrega mais emocionante do escritório, dando graças à vida e à oportunidade de testemunhar o final mais feliz de uma obra.