top of page
Camille Nicola - Apt Copacabana II (13).jpg

Ap. Copa

SERVIÇOS

Projeto de Arquitetura de Interiores
Acompanhamento de obra

LOCAL

Copacabana  | Rio de Janeiro

DATA

2019

FOTOS

Raiana Medina

Lisa e Felipe são um jovem casal que comprou seu primeiro imóvel com intenção de reformá-lo por completo. Desejavam um apartamento com espaços integrados, onde o casal pudesse cozinhar, assistir televisão e receber os amigos e familiares com maior conforto, além de ter um home office que comportasse bem o casal.  Logo no início do projeto Lisa engravidou e a obra passou a ter data inegociável de término, pois precisávamos deixar a casa pronta para receber Luiza.

A planta original tinha distribuição dos cômodos muito ruim, com todos os ambientes apertados e escuros, na suíte do casal, sequer cabia uma cama de casal. Foi um projeto com muita demolição para que os quartos ficassem mais confortáveis e a cozinha e sala fossem integradas, melhor iluminadas e ventiladas.

À primeira vista o apartamento parecia pequeno e escuro. Foi preciso a retirada de alvenarias que impediam a circulação de ar e claridade e aumentar a sensação de amplitude da melhor forma possível, já que o apartamento também não tinha grande pé-direito. Inutilizamos a porta da cozinha para crescer a bancada da cozinha, fazendo-a contínua e aumentando a sensação de amplidão. Depois da reforma, ficou claro como conseguimos um espaço com boa circulação, ventilação em todos os ambientes e muito mais luz natural.

Os clientes queriam espaços iluminados e toparam um pouco de cor. Usamos cores na cozinha, tanto na marcenaria quanto no ladrilho hidráulico acima da bancada, nas cadeiras da mesa de jantar, no banheiro social colocamos cor no armário e no piso e na cabeceira da suíte. Os demais elementos são neutros: madeira (peroba), branco e cinza.

Tem uma configuração de planta muito usual no Rio, com o chamado cachimbo, no qual o espaço se afunila ao se aproximar da janela e muitas vezes atrapalha uma ocupação efetiva deste espaço pelo estreitamento entre as paredes.  Nesse apartamento tínhamos cachimbo na sala e na suíte e optamos por torná-los úteis, já que o apartamento era pequeno e não poderíamos deixar de aproveitar nenhuma metragem. Na sala criamos nesse canto a sala de jantar com canto alemão. Fizemos um banco único e longo, que vai da entrada até o final do ambiente, na janela, unindo e crescendo o espaço. Esse banco cumpre multifunções na sala: ele serve como sapateira, rack, assento para mesa de jantar e também é um baú para armazenamento de itens diversos. Na cozinha, criamos a península com banquetas médias, pois os clientes adoram cozinhar. Assim, enquanto um dos clientes cozinha, o outro pode ficar confortavelmente sentado fazendo companhia e batendo papo. Essa península também foi providencial, já que a mesa foi locada na janela, do lado oposto à cozinha, fazendo da península espaço de apoio para pequenos lanches também. 

bottom of page